sábado, 28 de fevereiro de 2009

Habilidade/Definições

Habilidade (do latim habilitate) é o grau de competência de um sujeito concreto frente a um determinado objetivo. Poder-se-ia assim, por exemplo, falar de "habilidade mecânica" (a capacidade de colocar uma máquina em funcionamento), "habilidade verbal" (a capacidade de fazer uma apresentação discursiva), "habilidade matemática" etc.

Segundo Voltaire, ter habilidade significa ser "mais do que capaz, mais do que instruído", pois mesmo aquele que houver lido e presenciado tudo sobre um determinado assunto, pode não ser capaz de reproduzir a ação na prática com êxito. Habilidade assim, seria um indicativo de capacidade, particularmente na produção de soluções para um problema específico.
Na área da educação, habilidade é o saber fazer. É a capacidade do indivíduo de realizar algo, como classificar, montar, calcular, ler, observar e interpretar. A capacidade da pessoa em mobilizar suas habilidades (saber fazer), seus conhecimentos (saber) e suas atitudes (saber ser) para solucionar determinada situação-problema é chamada por alguns educadores como competência. Assim, entender os conceitos é uma coisa, interpretá-los é outra e posicionar-se diante disso é outra (ver Le Bortef e Perrenoud[1]).

Quais são suas habilidades?


  • Uma mãe e um bebê camelo estavam por ali, à toa, quando de repente o bebê camelo perguntou:
    - Mãe, mãe, posso te perguntar umas coisas?
    - Claro! O que está incomodando o meu filhote?
    - Por que os camelos têm corcova?- Bem, meu filhinho, nos somos animais do deserto, precisamos das corcovas para reservar água e por isso mesmo somos conhecidos por sobreviver sem água.
    - Certo, e por que nossas pernas são longas e nossas patas arredondadas?
    - Filho, certamente elas são assim parta permitir caminhar no deserto. Sabe, com essas pernas eu posso me movimentar pelo deserto melhor do que qualquer um! - disse a mãe, toda orgulhosa.
    - Certo! Então, por que nossos cílios são tão longos? De vez em quando eles atrapalham minha visão.
    - Meu filho! Esses cílios longos e grossos são como uma capa protectora para os olhos. Eles ajudam na protecção dos seus olhos quando atingidos pela areia e pelo vento do deserto! - disse a mãe com orgulho nos olhos.
    - Tá. Então a corcova é para armazenar água enquanto cruzamos o deserto, as pernas para caminhar através do deserto e os cílios são para proteger meus olhos do deserto…. Misericórdia! Então que estamos a fazer aqui no Jardim Zoológico?
  • Habilidade, conhecimento,capacidade e experiência são úteisse você estiver no lugar certo”.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Poesia :

O pingüimBom-dia, PingüimOnde vai assimCom ar apressado?Eu não sou malvadoNão fique assustadoCom medo de mim.Eu só gostariaDe dar um tapinhaNo seu chapéu de jacaOu bem de levinhoPuxar o rabinhoDa sua casaca.

Habilidades Gerais!!!: Linha do Tempo...

Habilidades Gerais!!!: Linha do Tempo...

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Carnaval

Carnaval de 1950 até hoje
No início da década de 50 o carnaval de São Paulo era pequeno, a escola que mais se destacava era a Lavapés que ganhou muitos títulos na época, mas essa invencibilidade de 4 anos foi quebrada no ano do IV Centenário de cidade, pela Escola de Samba Brasil de Santos (escola que disputou no começo o Carnaval de São Paulo e hoje disputa o carnaval de sua cidade, foi campeã de Santos em 2007). Em 55 e 56 a escola campeã foi a Garotos do Itaim, e nesse último ano dividiu o título com uma escola que acabava de surgir e viria a ser mais para frente a escola mais tradicional da cidade, a Nenê de Vila Matilde. Em 1957 a campeã foi uma escola que também faria história na terra da garoa, a Unidos do Peruche. Entre 1958 e 1970, a hegêmonia foi da Nenê, que conquistou 8 títulos em 12 anos, porém com espaço para mais títulos da Lavapés e até um tricampeonato da Peruche. Entre 1971 e 73 a campeã foi a Mocidade, que era uma novidade na cidade. Já no espaço de tempo entre 74 e 77 ocorreu a maior glória do Camisa até hoje, o tetracampeonato, e junto com o tetra veio uma das maiores obras-primas do carnaval, o samba enredo de 1977, "Nairanã, a alvorada dos pássaros". Em 1978 veio o primeiro título da Vai - Vai. Dando um pulo para 80, veio o quarto título da Mocidade, com um samba maravilhoso, "Embaixada do sonho e bamba". Em 81 e 82 deu Vai - Vai, com destaque para o samba de 82 "Orun Ayê, o eterno amanhecer". Em 1983 e 84, a Rosas ganhou seus primeiros títulos, destacando a conquista de 83, com o enredo "Nostalgia". Já em 85, com "O dia em que o Cacique rodou a baiana, ai ó!", a Nenê conquistou seu décimo título e assim, o convite para desfilar na Marquês de Sapucaí no desfile das camnpeãs daquele ano, ao lado de Mocidade Ind. de Padre Miguel e Beija-flor de Nilópolis, campeã e vice de 85, respectivamente. Entre 85 e 88, Vai - Vai campeã mais três vezes, com destaque para um samba enredo que não foi campeão mais marcou época na Carnaval de São Paulo, "O poeta falou , Zona Leste somos nós" , apresentado pela Nenê em 88, uma samba que até hoje é motivo de orgulho para os habitantes dessa região da cidade. Em 1989, Camisa campeão.O grande destaque do ano foi a Leandro de Itaquera, outra escola da Zona Leste, que em sua estréia no Grupo I (hoje Especial) chamou a atenção, com "Babalotim, a história dos afoxés". Camisa e Rosas dividiram os títulos de 1990 e 1991. Outro marco do Carnaval de São Paulo nascia em 1992 com o título da Rosas de Ouro , um samba que vive até hoje nos corações de todos os paulistanos, uma pérola do carnaval de São Paulo e do Brasil. "Non Dvcor Dvco, Qual é a minha cara?" fez história na cidade, veja um pedaço do samba imortalizado na voz de Royce do Cavaco: Em 1993 Camisa e Vai - Vai diviram o título com "Talismã" e "Nem tudo que reluz é ouro", respectivamente. Em 1994, com outro espetáculo na passarela, a Rosas foi campeã pela sexta vez, com o enredo "Sapoti", em homenagem a Angela Maria. Em 1995, Gaviões da Fiel ganha seu primeiro título com um dos sambas enredo com reconhecimento "Coisa boa é pra sempre" que falava sobre a infância.. Em 1996, a Vai - Vai ganhava mais um título com "A rainha, a noite transforma",falando sobre a rainha da noite - Lilian Gonçalves Em 1997 foi uma novata,que chamou realmente a atenção, estando só desde 95 no Grupo Especial, X-9 Paulistana, com "Amazônia, a dama do universo" ganhou seu primeiro título. O carnaval de 98 teve como grande vencedora a Vai - Vai, com "Banzai Vai - Vai",relativo ao Japão. O carnaval de 99 foi o maior até então. Mas, no geral duas escolas se destacaram, Vai - Vai (a campeã), porém, uma surpresa, a Gaviôes da Fiel, que acabou dividindo o título com a Saracura e a Nene em (3o.). No Carnaval de 2000,numa proposta inovadora até então a história do Brasil foi dividida em 14 partes, e cada escola contaria uma parte. O Carnaval teve duas campeãs novamente: Vai - Vai (que ganhou o tri) e X-9 Paulistana. Vai - Vai com "Vai-Vai Brasil relativa ao período de 1985-2000" e X-9 com "Quem é você? Café",relativo ao período do ciclo do café. O Carnaval de 2001 foi até então o maior. Com duas campeãs, Vai - Vai (tetra) e Nenê, que quebrou um jejum de 15 anos. A saracura falou de luz, e a nenê cantou a participação do negro na história.

Linha do Tempo...


Carnaval do Brasil

O Carnaval do Brasil é a maior festa popular do país. A festa acontece durante quatro dias (que precedem a quarta-feira de cinzas). A quarta de cinzas tem este nome devido à queima dos ramos no Domingo de Ramos do ano anterior, cujas cinzas são usadas para benzer os fiéis no início da quaresma. O Carnaval prepara o início da quaresma, isto é, seu último dia precede a quarta-feira de cinzas (início da Quaresma).

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Mandalas...


Mandalas
Mandala significa “ Círculo” em sânscrito, mas pode designar mais amplamente, um objeto voltado para a meditação e concentração, composto de círculos e formas diversas.Um diagrama cósmico pintado sobre uma tela ou tecido, ou feita de areia colorida. Como um circulo sagrado, reflete a estrutura do Universo. Originaria da Índia, mas encontrada em desenhos de outras culturas ( Navajos, Aztecas, Incas), as mandalas assim como o fogo, tem a propriedade de nos prender a atenção, de nos convidar á introspecção, á percepção de seus aspectos. Na tradição tibetana são guias imaginários e provisórios da alma, orientam-nos em práticas meditativas e transmitem o equilíbrio. Deleitam-nos a ponto de trazer a tranqüilidade, induzindo a mente ao exercício da contemplação. Na verdade, toda forma circular, quadrangular ou qualquer outra que insinue a presença de um centro em torno do qual todo um complexo se organiza, pode ser tida como uma forma mandálica.Não foge á regra a Távola do Rei Arthur, circular e orientada em torno do Graal, símbolo ideal comum de integração e transcendência. Através de uma mandala é possível despertar a intuição e direcionar a energia mental para determinado objetivo. O uso terapêutico das mandalas está quase sempre relacionado ao desbloqueio e/ou ao despertar de sentimentos e sensações que temos dificuldade para lidar ou para exteriorizar.

Mandala...

Hoje Todos Juntos Fizemos Uma Mandala!

sábado, 7 de fevereiro de 2009

HG 11

Parabéns Pessoal!!!

So Faltou Euzinha! rsrsrs...



kkkkkkkkk!

HG 11



Neste Dia Eu Nâo Fui... Beijos a Todos

Turma do HG 11.

Para não desistir dos sonhos...

Para não desistir dos sonhosUm homem investe tudo o que tem numa pequena oficina. Trabalha dia e noite, dormindo apenas quatro horas por dia. Dorme ali mesmo, entre um pequeno torno e algumas ferramentas espalhadas. Para poder continuar seus negócios, empenha sua casa e as jóias da esposa. Quando, finalmente, apresenta o resultado de seu trabalho à uma grande empresa, recebe a resposta que seu produto não atende ao padrão de qualidade exigido.O homem desiste?Não! Volta à escola por mais dois anos, sendo vítima da chacota de seus colegas e de alguns professores, que o chamam de "louco".O homem fica ofendido?Não! Dois anos depois de haver concluído o curso de Qualidade, a empresa que o recusara, finalmente, fecha um contrato com ele. Seis meses depois, vem a guerra. Sua fábrica é bombardeada duas vezes...O homem se desespera e desiste?Não! Reconstrói sua fábrica, mas um terremoto novamente a arrasa.Você pensará, é claro: bom, agora sim, ele desiste!Mais uma vez, não!Imediatamente após a guerra há uma escassez de gasolina em todo país e este homem não pode sair de automóvel, nem para comprar alimentos para sua família.Ele entra em pânico e decide não mais continuar seus propósitos?Não! Criativo, ele adapta um pequeno motor à sua bicicleta e sai às ruas. Os vizinhos ficam maravilhados e todos querem as chamadas "bicicletas motorizadas". A demanda por motores aumenta e logo ele não conseguiria atender todos os pedidos! Decide montar uma fábrica para a novíssima invenção. Como não tem capital, resolve pedir ajuda para mais de quinze mil lojas espalhadas pelo país. Como a idéia parece excelente, consegue ajuda de 3.500 lojas, as quais lhe adiantam uma pequena quantidade de dinheiro.Hoje, a Honda Corporation é um dos maiores impérios da indústria automobilística!Esta conquista foi possível porque o Sr. Soichiro Honda, o homem de nossa história, não se deixou abater pelos terríveis obstáculos que encontrou pela frente.Quantos de nós desistimos por muito menos? Quantas vezes o fazemos antes de enfrentar minúsculos problemas?Todas as coisas são possíveis, quando sustentadas por sonhos e valores consistentes.Pense nisso. Não desista!

Alegria!!!

Deus nos dá pessoas e coisas, para aprendermos a alegria...Depois, retoma coisas e pessoas para ver se já somos capazes da alegriasozinhos...Essa... a alegria que ele quer.

Frases de Amizade...

Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade.

Quem tem um amigo, mesmo que um só, não importa onde se encontre, jamais sofrerá de solidão; poderá morrer de saudades, mas não estará só.

A infelicidade tem isto de bom: faz-nos conhecer os verdadeiros amigos.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Habilidades gerais do aluno como leitor de textos diversos:

Habilidades gerais do aluno como leitor de textos diversos:·
O aluno tem habilidade de entender e interpretar a linguagem escrita?· O aluno tem habilidade de memorizar o que foi lido?· O aluno tem habilidade de analisar criticamente e avaliar a informação textual, numérica, estatística, gráfica, sonora e visual?. O aluno observa indicadores como título, capas, ilustração, sumário, autor, gênero, etc.. O aluno identifica o gênero a que pertence o texto?. O aluno aprecia os recursos expressivos selecionados pelo autor?. O aluno discute a respeito dos valores e crenças veiculados no texto?. O aluno amplia as informações complementares?. O aluno identifica e recupera a informação, ou seja, reconhece literalmente as informações no texto, lê nas linhas?. O aluno compreende e interpreta, ou seja, infere e integra o texto, lê nas entrelinhas?. O aluno reflete, julga e avalia, lê por trás das linhas?· O aluno compartilha a leitura por iniciativa própria? . O aluno tem a habilidade de perceber as semelhanças dos contextos dos textos, dos personagens, com a própria vida cotidiana?. Analisa criticamente o comportamento dos personagens? · O aluno compartilha com os colegas quais tipos de texto gosta de ler?

Habilidades gerais do aluno como ouvinte

Habilidades gerais do aluno como ouvinte ·
O aluno tem habilidade de entender e interpretar a linguagem verbal falada?· O aluno tem habilidade de ouvir as falas alheias?. O aluno tem habilidade de administrar a hora de falar e ouvir? · O aluno tem habilidade de se concentrar no discurso alheio? · O aluno tem habilidade de ouvir história contadas por outros?

Habilidades gerais do aluno como produtor de textos diversos:

Habilidades gerais do aluno como produtor de textos diversos:.
O aluno relaciona fenômenos da natureza a fenômenos de ordem social da realidade a qual está inserido?. Apresenta uma visão de mundo? . O aluno justifica seus argumentos? Ele apresenta habilidade em compreender o mundo físico e o comportamento humano?. O aluno tem habilidade de diferenciar entre o belo (verdadeiro) e o feio (falso), o bom (certo) do mau (errado)?. O Aluno tem habilidade de diferenciar o ser humano no plano individual e social?. O aluno desenvolve o tema solicitado, e o texto apresenta coesão?· O aluno compreende que a produção de texto é um processo com várias etapas?· O aluno atende à modalidade textual solicitada? · O aluno tem domínio relativo da ortografia, da acentuação e da pontuação?

Maria Cristina


Essa Linda Mulher É a Professora Cristina !

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

ABC / AZUL E ENCARNADO

AZUL e ENCARNADO. São as cores dos dois cordões dos pastoris. Há uma explicação católica sobre a cor dos cordões dos pastoris: o encarnado representa o manto de Jesus Cristo e o azul representa o manto de Nossa Senhora. Veja PASTORIL.

SENAI

Olá Amigos!!!
Esse Blog É Para Todos Os Alunos Do Curso Habilidades Gerais & Montagem e Manutençâo de Micro...
Todos Sejam Bem Vindos.